quinta-feira, setembro 16, 2010

ONU marca Dia Internacional da Camada de Ozônio

16/09/2010

Num relatório, divulgado nesta quinta-feira, o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, disse que ações de proteção dos raios ultravioletas estão ajudando a evitar milhões de casos de câncer de pele e catarata.

O documento compilado em parceria com a Organização Mundial de Meteorologia também destacou o combate ao efeito estufa e os benefícios levados a várias economias em todo o mundo.

Filme comemorativo pelo Dia Internacional da Camada de Ozônio .

Convenção

A camada de ozônio parou de crescer por causa da desativação de quase 100 substâncias danificadoras usadas antes na produção de refrigeradores e latas de spray.

O estudo é a primeira atualização em quatro anos sobre a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio e o Protocolo de Montreal. O acordo trata da desativação de substâncias químicas que aceleram não só a destruição da camada de ozônio como a mudança climática.

O chefe do Pnuma, Achim Steiner, disse que sem os mecanismos de proteção da Convenção de Viena, os níveis atmosféricos de substâncias nocivas à camada de ozônio poderiam ter aumentado 10 vezes até 2050.

Ozônio

O PNUMA trabalha para enfrentar desafios relacionados à Camada de Ozônio. As atividades principais incluem: Secretariado em Ozônio, a filial OzonAction, Global Environment Facility/Ozônio e o Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal.

 

Fonte:  Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.